Representante da FG alegou que problemas decorreram de “início conturbado” e que situação atual é regular
PORTO BELO — Após um par de recusas a convite e convocação, seguida de uma notificação extrajudicial, a FG Soluções Ambientais, empresa que desde o final de março faz a coleta de resíduos sólidos na cidade, compareceu à Câmara Municipal para falar aos vereadores. A reunião ocorreu na tarde de ontem (21). De acordo com Michel Bacelar, gerente de contratos da concessionária, cuja sede fica em Lauro de Freitas (BA), os problemas observados no início da operação foram resultado de “um cenário conturbado” deixado pela empresa anterior, que encerrou os trabalhos antes do fim de seu contrato. Segundo ele, a situação agora caminha para a normalidade: “Eu entendo que o serviço hoje está regular e a tendência é melhorar”, afirmou.
O nome enviado pela matriz para dar explicações também informou que as condições definidas no contrato assinado com o Governo Municipal (de aproximadamente R$ 2 milhões ao ano) não contemplam as atuais necessidades do município. Como exemplo, ele citou que o documento especifica a utilização de três caminhões de coleta, número que se mostrou insuficiente. Segundo Michel, a solução foi empregar outros dois veículos, às custas da própria empresa. “Estamos tendo prejuízo, mas vamos cumprir o contrato”, garantiu.
Para o vereador Diogo Santos (MDB), autor do requerimento que solicitou a reunião, está claro que o município precisa rever os parâmetros de seus contratos e licitações, pois continuam sendo elaborados com base em dados defasados. Além disso, ele observa que há desconexão entre a Prefeitura e a concessionária: “Existe uma falta de comunicação. É notável isso”.