Temperaturas devem despencar a partir da noite desta quarta-feira, segundo Defesa Civil de SC; há ainda duas regiões em risco baixo
A Defesa Civil de Santa Catarinaemitiu alertade frio intenso. O fenômeno deve afetar o Estado entre a noite desta quarta (28) e todo o dia de quinta-feira (29). Sete regiões catarinense estão em observação para aqueda brusca das temperaturas.
As seguintes regiões estão em observação para as ocorrências decorrentes do declínio acentuado de temperatura: Planalto Norte, Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí, Baixo Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis eLitoral Sul.
Conforme o órgão, a diferença entre as temperaturas máximas da quarta e da quinta-feira oscila entre 9 e 11°C no Planalto Norte e em todo o Vale do Itajaí. Na Serra e no Meio-Oeste essa diferença varia entre 6 e 7°C, destaca o aviso.
As regiões em observação estão sinalizadas em amarelo no mapa abaixo. As categorizadas em risco baixo estão em verde e em branco as que não sofrem risco.
Regiões litorânea do Estado deve sofrer declínio mais acentuado das temperaturas – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND
Com previsão de 9°C, Florianópolis terá “ação emergencial”
A secretaria de Assistência Social de Florianópolis realizará a “ação emergencial de frio intenso”, reforçando os serviços de abordagem, resgate e acolhimento de pessoas em situação de rua, destaca a prefeitura de Florianópolis. Os termômetros podem chegar aos 9ºC no amanhecer desta quinta.
Conforme a pasta, serão reforçados os serviços de abordagem, resgate e acolhimento de pessoas em situação de rua. “Os abordados serão encaminhados para os abrigos da Passarela da Cidadania e para o Hotel Social, onde terão acesso à cama, comida quente, banho e roupas limpas. Em casos de lotação, mais vagas serão compradas”, destaca a pasta.
Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Resgate Social, através do número (48) 99182-6870.