O tempo nesta quarta-feira apresenta condições para pancadas de chuva isoladas; na sexta-feira, com a avanço de uma nova frente fria, haverá ocorrências de temporais isolados e granizo no Estado
O tempo nesta quarta-feira (16) apresenta condições favoráveis para a formação de nevoeiros no Estado, mas no decorrer da manhã, o sol predomina em todas as regiões de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, no final do dia não se descarta a possibilidade de ocorrência de pancadas bem isoladas de chuva com algumas trovoadas nas áreas e divisa com o Paraná.
Já na sexta-feira (18), com o avanço de uma nova frente fria, as condições do tempo em Santa Catarina tendem a mudar. A Defesa Civil ressalta que neste dia, poderá haver chuva com forte intensidade, acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo.
Além disso, o órgão aponta que entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado, haverá maior presença de nuvens por causa do deslocamento de umidade do mar para o continente. Ainda conforme a pasta, estas instabilidades no tempo são provocadas por instabilidades em médios níveis da atmosfera.
Neste dia, o risco é baixo para ocorrências meteorológicas relacionadas com o tempo e com às trovoadas, conforme a Defesa Civil do Estado.
Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas nesta quarta-feira serão em elevação ao longo do dia, podendo atingir os 30°C no Oeste catarinense. Na parte da tarde, as máximas oscilam entre 27°C e 30°C no Meio-Oeste, Oeste e Litoral Sul. No restante do Estado as máximas variam de 22°C a 25°C.
De acordo com os dados da Defesa Civil, algumas cidades no Estado contaram com temperaturas bem baixas nas últimas 12 horas. Na região serrana do Estado, o destaque fica para o município de Bom Jardim da Serra, que registrou -0,9°C.
Condição do vento e do mar
O vento predomina do quadrante Norte/Nordeste com intensidade fraca e rajadas moderadas, em torno de 50 km/h, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O mar segue pouco agitado, com ondas de Leste/Nordeste entre 0,5 e 1m e picos de 1,5m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Quinta-feira com temperaturas em rápida elevação
Haverá presença de sol em todas as regiões de Santa Catarina na quinta-feira (17), conforme a Defesa Civil. Ainda, o órgão aponta que por causa da presença de sol haverá uma rápida elevação nas temperaturas no Estado.
Além disso, a pasta aponta que a partir da tarde, o forte calor, combinado a um sistema de baixa pressão formam áreas de instabilidades no Estado. Estas áreas podem provocar pancadas de chuva e temporais isolados do Centro ao Leste de Santa Catarina.
O
No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam entre 8°C e 13°C nos planaltos e Meio-Oeste, e de 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde faz calor em todo Estado, com máximas entre 25°C e 29°C e superando 30°C no Oeste e Litoral Sul.
Frente fria avança para Santa Catarina na sexta-feira
Segundo a Defesa Civil na sexta-feira, haverá mudanças no tempo no Estado, com o retorno da chuva e dos temporais para todas as regiões. Essa condição está relacionada com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
De acordo com a pasta, o avanço desta frente fria provoca o aumento de nuvens na parte da manhã, e chuva a partir da tarde, que começa nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para as demais regiões catarinenses até o período da noite.
Por alguns momentos a chuva ocorre com forte intensidade e vem acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo. Com isso, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos pontuais, vendaval e granizo no Estado.
O dia já começa abafado com mínimas acima dos 20°C no Grande-Oeste e parte do Litoral. Na Serra, as mínimas ficam entre 12°C e 15°C. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C em praticamente todo Estado, superando este valor no Litoral Norte.
Tempo muda no fim de semana?
No fim de semana uma massa de ar seco e frio passa a atuar em Santa Catarina, estabilizando o tempo e declinando as temperaturas. As máximas não passam dos 20°C no sábado e variam de 17°C a 23°C no domingo. As madrugadas serão frias, sobretudo a de domingo, quando as temperaturas mínimas voltam a ficar negativas na Serra, com formação de geada.