Um forte temporal atingiu diversos municípios do Oeste na segunda-feira (5). Os temporais provocaram queda de árvore, vendaval e uma morte
Um forte temporal atingiu diversos municípios do Oeste de Santa Catarina na segunda-feira (4). Os temporais provocaram queda de árvore, forte chuva, destelhamento, vendaval e também uma morte. A Defesa Civil trabalha para contabilizar os estragos.
Conforme aDefesa Civilde Santa Catarina, os temporais se deram em função de uma frente fria combinada com a onda de calor e umidade que favoreceu a formação de uma linha de instabilidade.
No município de Jupiá, um homem foi atingido por uma árvore no momento em que ele estava em um carro. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, devido aos ferimentos, a vítima morreu no local.
Na regional de Xanxerê, dos 20 municípios, 10 foram afetados de forma direta. Os maiores danos foram nos municípios de Entre Rios, Xanxerê e Galvão.
Já na regional de Chapecó, os municípios de Formosa do Sul, Quilombo, Sul Brasil e Jardinópolis foram os mais afetados. Foram registrados danos nas construções, queda de árvore e falta de energia.
A Defesa Civil orienta que qualquer situação de emergência, a população deve acionar a pasta pelo telefone do Corpo de Bombeiros através do 193 ou as Defesas Civis municipais.
O Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, destacou que a população deve fazer o cadastro para receber os alertas meteorológicos e mensagens de texto ou WhatsApp.
Temporais causam morte:
O homem estava dentro do carro. – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Reprodução/ND
Um homem, que ainda não foi identificado, morreu após o carro que ele conduzia ser atingido por uma árvore no município de Jupiá, no Oeste de Santa Catarina. O acidente foi na tarde de segunda-feira (4).
A vítima estava em um Chevrolet/Vectra e foi atingido por um eucalipto, que caiu devido aos fortes ventos registrados na região. Por conta da gravidade, a vítima não resistiu e morreu no local.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica e a Polícia Militar foram acionadas para o atendimento.
Temporal e ventania no Extremo-Oeste
Segundo informações do coordenador regional da Defesa Civil em Maravilha, Derli Borkovski, houve queda de árvore na BR-282, destelhamentos no interior de Maravilha e de Romelândia.
O coordenador ainda informou que, devido ao vento que ocorreu entre 15h e 15h40, na área urbana do município, outras casas foram atingidas, mas os danos continuam sendo levantados.
Em Tigrinhos, uma indústria teve o telhado danificado pelo vento e a estrutura da edificação também ficou comprometida. “Uma parede corre risco de queda”, acrescentou.
Já no município de Modelo, um barracão agrícola teve parte do telhado danificado. Não há registros dos prejuízos financeiros até o momento.
Imagens chamam atenção:
Temporal assustou moradores de cidades do Oeste e Extremo-Oeste.
Problemas com voos
O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, enfrentou problemas com as fortes rajadas de vento que atingiram a região na manhã desta segunda-feira. Dois voos comerciais que vinham de São Paulo tiveram dificuldades para pousar e um deles precisou voltar para a origem.