A Nova Ponte das Goiabeiras, que corta o rio Pelotas, fazendo a ligação dos municípios de São Joaquim, na Serra Catarinense, com o município de Bom Jesus, na Serra Gaúcha, enfrentou a força das águas após fortes chuvas que atingiram a região, nesta segunda-feira (4).
O secretário de Planejamento de São Joaquim, Cezário Flores de Oliveira, diz que não há risco por conta da altura do rio e do volume da água. “Quanto ao risco, não vemos nenhum, pois a nova estrutura está projetada além dos níveis de água de hoje, em torno de 3,5 metros acima do nível de água”, explica.
A ponte tem cerca de seis metros de altura, com o rio na casa dos quatro metros, as águas estão a dois metros da estrutura.
O secretário diz que a ponte velha que fazia a ligação dos estados antes da nova ponte está embaixo d’água e o trânsito sobre a nova ponte flui normalmente.
Sobre o volume da água do rio causar alagamentos, o secretário contou que o município registrou alguns pontos com água, mas não há informações de quais localidades e quantos são.