As manifestações nas unidades da Polícia Federal prosseguirão até o dia 16 de novembro
Policiais federais promovem, nesta quinta-feira (26), uma mobilização nacional em favor da reestruturação salarial da categoria. O ato, apelidado de Dia D, é uma realização conjunta de todas as entidades representativas dos policiais e servidores administrativos da Polícia Federal, e conta com manifestações na frente de todas as corporações.
A mobilização foi organizada depois que o secretário de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação, José Lopez Feijóo, desmarcou uma reunião com a categoria para debater o tema, em meados de outubro. Na data, Feijóo informou que o governo ainda não teria encontrado a forma orçamentária para a implementação da reestruturação.
“Estamos nos mobilizando por uma proposta de reestruturação de toda a Polícia Federal. Estamos defendendo uma proposta que é do governo federal. É hora do governo nos apresentar a solução orçamentária para implementá-la”, disse o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme.
Além do reajuste salarial, os sindicatos questionam o aumento da demanda de atividades da Polícia Federal, sem a esperada valorização correspondente. Em julho, por exemplo, o governo decidiu transferir do Exército para a corporação a fiscalização de armas de fogo dos chamados Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs).
“A Polícia Federal tem prestado relevantes serviços à sociedade brasileira, sempre comprometida com a melhoria da segurança pública e com a defesa do Estado Democrático de Direito. É indispensável que a dedicação e comprometimento profissional desses servidores sejam reconhecidos com uma reestruturação salarial condizente aos seus esforços e atribuições”, alegam os sindicatos.
Segundo Firme, as manifestações nas unidades da Polícia Federal prosseguirão até o dia 16 de novembro, quando ocorrerá uma mobilização em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.
A Polícia Federal em Brasília foi procurada pela reportagem, mas não houve retorno.
Manifestações em Santa Catarina
O SINPOFESC (Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina) também vai participar das manifestações na manhã desta quinta-feira (26). Os Policiais Federais vão se mobilizar na sede da Capital e nas unidades descentralizadas em outras regiões do estado.
Segundo o Presidente do SINPOFESC, Carlos Eduardo T. Costa, “o momento político/econômico não é o mais favorável para protagonismos e radicalismos” e é preciso que os manifestantes tenham consciência.
Contatada, a Polícia Federal de Santa Catarina informou que “não nos posicionamos quanto a pautas de entidades sindicais ou de associações de servidores, ainda que da própria PF”.