A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgou um balanço preliminar que revela que foram feitas mais de 100 mil cirurgias eletivas até o dia 31 de outubro. A diminuição das filas era uma das apostas do governo Jorginho Mello e contou com um plano estratégico elaborado pela secretária Carmem Zanotto.
Em 2022, no mesmo período, que corresponde aos meses de janeiro a outubro, foram 80.612 cirurgias eletivas, enquanto em 2023 foram 101.565. Nos procedimentos de emergência esse crescimento também pode ser observado, chegando a 95.775.
Cirurgias foram realizadas em todas as regiões – Foto: Ricardo Tride / ND
A região Norte/Nordeste de Santa Catarina foi a que realizou o maior número de procedimentos no ano de 2023: foram 19.709. Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde são seguidos pela Grande Florianópolis, com 16.883 cirurgias eletivas, e pela região Sul, com 16.849.
Dados apontam a região Norte/ Nordeste de SC com o maior número de procedimentos realizados – Foto: Divulgação SES / ND
Para que fosse possível alcançar esses resultados, foram implementadas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, diferentes políticas de acesso a serviços. Elas incluem a priorização do paciente oncológico a partir da implantação da Linha de Cuidado à Atenção Integral ao Paciente Oncológico e a Política Estadual de Alta Complexidade em Ortopedia.
Na oncologia, conforme a SES, a ampliação do acesso permitiu um aumento de 23% no número de cirurgias realizadas entre os meses de janeiro a outubro de 2022 e 2023, totalizando 12.468 procedimentos realizados.
Cirurgias eletivas: as ortopédicas são o maior desafio para o Estado
Devido ao grande número de pacientes e à complexidade dos casos, as cirurgias ortopédicas são consideradas o maior desafio para o governo de Santa Catarina.
Para ampliar a oferta de serviços, foram habilitados 12 novos hospitais para a realização dos procedimentos. Isso permitiu uma ampliação de 32% no número de cirurgias entre 2022 e 2023. Somente neste ano, foram realizados 12.179 procedimentos ortopédicos.
Para ampliar a oferta de serviços, foram habilitados 12 novos hospitais para a realização dos procedimentos. – Foto: Unsplash/Divulgação/ND
A ampliação da oferta de serviços também ocorreu na cardiologia. Quatro novos hospitais foram habilitados para o atendimento, incluindo os hospitais Imigrantes e Azambuja, em Brusque; o hospital São Francisco, em Concórdia; e o hospital São José, em Jaraguá do Sul. Neste ano, já foram realizadas 1.500 cirurgias desta especialidade em todo o Estado.
(ND Mais)