Santa Catarina sofre pelo 2º dia consecutivo com efeitos do mau tempo. Para esta sexta-feira há risco de chuva volumosa com rajadas de vento e enxurradas.
Novos temporais em Santa Catarinacausaram estragos entre o fim da noite de quinta (16) e madrugada desta sexta-feira (17). Cidades do Oeste do estado e do Vale do Itajaí, que concentram municípios importantes e populosos como Chapecó e Blumenau, foram as mais afetadas com enchentes, alagamentos, queda de árvores e destelhamentos. Também houve queda de granizo em algumas áreas.
Duas pessoas morreram depois que o carro em que estavam afundou em uma área alagada por causa da chuva, em Taió.
Em Florianópolis, uma casa de madeira desabou por conta do grande volume de chuva no bairro Agronômica. Já em Lages, maior cidade da Serra, uma casa foi atingida por um deslizamento de terra.
Asrodovias estaduais e federais também tiveram interdições na manhã desta sexta. O caso mais grave ocorreu na BR-470, em Ibirama, onde a queda de barreira deixou os dois sentidos bloqueados (veja as lista das rodovias bloqueadas mais abaixo).
SC-283 ficou obstruída após queda de árvore em Caibi — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
O mau tempo é causado pela influência de uma frente fria junto com o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. Há risco de novos temporais e chuva volumosa, com rajadas de vento e enxurradas ao longo do dia.
Casa em Florianópolis ficou destruída após chuvas em SC — Foto: Cristiano Gomes/NSC TV
Destelhamento de posto de combustível em Xanxerê, no Oeste — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Vale do Itajaí
O Vale do Itajaí, que é cortado pelo Rio Itajaí-Açu, está entre as regiões mais afetadas pelos temporais. Em Blumenau, a cidade vive o risco de mais pontos de alagamentos.
A mesma situação ocorre em Brusque, que cancelou as aulas municipais nesta sexta. Na cidade, um contêiner que possivelmente foi levado pela força da água foi avistado no Rio Itajaí-Açu. O equipamento colidiu com a ponte e, quando a água baixou, passou pela estrutura.
Em Rio do Sul, o Estádio Municipal Alfredo João Krieck teve o gramado todo tomado pela água. Na cidade de Agronômica, bombeiros retiraram 10 adultos e uma criança de 8 anos de dentro de um ônibus. Elas foram deixadas na área seca.
BR-470, em Agronômica, no Vale do Itajaí. O trânsito está totalmente bloqueada — Foto: PRF/Divulgação
Contêiner é encontrado em rio de Brusque, no Vale do Itajaí — Foto: Wilson Schmidt Junior/Secom
Em Taió, duas pessoas morreram na noite de quinta depois que o carro em que elas estavam afundou em uma área alagada pela chuva. Outras duas pessoas, que também estavam no veículo, foram resgatadas presas em galhos.
Alagamento em Taió, no Vale do Itajaí, na noite de quinta-feira — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Oeste de SC
Em Mondaí, por volta das 22h de quinta, uma tempestade com granizo causou estragos em cinco imóveis. Foram distribuídos cerca de 180 metros quadrados de lona para conter os efeitos da chuva.
Em Xanxerê, também houve queda de granizo. O temporal, que ocorreu entre o fim da noite de quinta e durou toda a madrugada desta sexta, destelhou casas e um posto de combustível, além de provocar queda de 30 árvores. ABR-282 e a SC-155 na cidade também ficaram interditadas na madrugada.
Queda de granizo em Mondaí, no Oeste de SC, na noite de quinta-feira (16) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em Caibi, por volta das 23h, uma árvore caiu na SC-283 e obstruiu totalmente o trecho da rodovia. O eucalipito de approximadamente 10 metros foi cortado para liberar o trânsito.
Rodovias federais interditadas
- BR-282:km 277 (São José do Cerrito) – Registro de alagamento. Trânsito em meia pista; km 296 (Vargem) – Registro de queda de barreira. Em monitoramento.
- BR-470: km 111 (Ibirama) – Registro de queda de barreira. Trânsito totalmente interditado; km 150 (Agronômica) – Alagamento na pista. Trânsito totalmente interditado.
- BR-280:km 98, 101, 102 e 105 (Serra de Corupá) – Trânsito com SIGA e PARE ou meia pista por causa de obras emergenciais.
Jorginho Mello: ‘prejuízo incalculável’
Em entrevista coletiva durante a manhã, o governador Jorginho Mello falou em prejuízo incalculável ao se referir às chuvas no estado. Citou cifras que superam os R$ 3 bilhões somente na agricultura.
Detalhou ainda que desde outubro são 180 dos 295 municípios com estragos decorrentes dos temporais. Destes, 22 apenas em novembro.
“Nós já gastamos R$ 20 milhões com ajuda humanitária para abrigos, colchões, roupas e tudo aquilo que a gente tem que alcançar. A dedicação e o carinho que tem se dado para as pessoas tem sido cada vez mais intenso. A diferença que salvou muitas vidas foi ter avisado as pessoas. A gente precisa estar atento para ter essa mesma situação”, pontuou.
Jorginho Mello, governador de SC — Foto: Renato Soder/NSC TV
O governador alertou que a população deve seguir atenta aos alertas dos órgãos de segurança e Defesa Civil, pois a chuva deve continuar.
“A gente está muito preocupado, tentando passar informações para as pessoas, porque vai continuar chovendo até amanhã e o volume esperado é de 110, 140 milímetros, e não tem como absorver [a água da terra] […]. É uma situação muito difícil que precisamos enfrentar”, completou.
Dia anterior
Entre a noite de quarta (15) e quinta-feira (16) a cidade já tinha registrado dezenas de estragos no Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis (veja as imagens):
Queda de árvore em Maravilha, no Oeste, nesta manhã de quinta-feira — Foto: Defesa Civil de Santa Catarina
Seara, no Oeste de Santa Catarina, nesta quinta-feira — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Cidade de Descanso, no Oeste de Santa Catarina, onde árvore atingiu casa nesta quinta-feira (16) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação