– O fim do ano de 2023 está cada vez mais próximo, e com isso, tem-se um lembrete aos motoristas: a necessidade da realização do exame toxicológico obrigatório para evitar problemas no trânsito, como por exemplo, risco de suspensão da habilitação.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o prazo se encerra em dezembro, e o condutor que não realizá-lo e/ou apresentar o resultado positivo estará destinado às penalidades propostas pelas leis locais. Entenda melhor!
Todos os motoristas que possuem uma carteira de habilitação nas categorias C, D e E precisam, obrigatoriamente, realizar o exame toxicológico para garantir que não há qualquer irregularidade na forma de condução do indivíduo. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, neste ano de 2023, o prazo máximo vai até o dia 38 de dezembro.
Caso o exame não seja realizado até a data pontuada, o condutor estará sujeito à aplicação das devidas penalidades, que, aliás, incluem:
7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação;
multa no valor de R$ 1.467,35;
abertura de processo administrativo para a possibilidade de suspender a CNH do motorista. É preciso pontuar que somente realizar o exame não adianta. Isto é, é preciso apresentar o resultado negativo para garantir que não há qualquer substância indevida presente no organismo.