Dois dias após o encalhe, estrutura seguia na faixa de areia da Praia Central. Marinha do Brasil abriu inquérito para apurar causas, além de buscar os responsáveis.
Flutuante encalha em praia alargada de Balneário Camboriú
Um flutuante encalhou na faixa de areia da orla de Balneário Camboriú, cidade turística do Litoral Norte de Santa Catarina. Na manhã desta quinta-feira (30) a estrutura seguia na faixa de areia da Praia Central, que passou por uma megaobra de alargamento em 2021 (assista acima). A Marinha do Brasil tomou conhecimento da situação na noite de terça-feira (28).
Segundo o órgão federal, um inquérito foi aberto para apurar o que provocou o encalhe da embarcação denominada de BALTT I, além da responsabilidade pela ocorrência.
Na noite de quarta (29), aMarinha solicitou que a empresa retire a estrutura do local em até 72 horas.
Uma equipe de inspeção naval foi até o local e não encontrou indícios de “poluição hídrica, visto que a embarcação não possui armazenamento de combustível”. Também foram colhidas informações para ajudar na apuração do caso.
A Capitania dos Portos também emitiu um alerta para as embarcações próximas.
Imagem do flutuante
As imagens acima do flutuante foram geradas pelo monitoramento da Praia Central, que acompanha em tempo real a situação da obra de alargamento do local.
É possível ver pessoas andando próximas da embarcação. No entanto, a reportagem não conseguiu confirmar se eram banhistas ou funcionários da prefeitura que monitoram a situação.
O município informou que a gestão de praia na ocorrência é com a Marinha. A Capitania dos Portos, por sua vez, declarou que a competência de isolamento da área é da prefeitura.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) também foi procurado para saber se acompanha o caso. O órgão disse buscava informações sobre a situação.
Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação