Na rota turística Costa Esmeralda, Porto Belo reúne praias de águas calmas; confira a seleção
Porto Belo é uma pequena cidade no litoral Centro-Norte de Santa Catarina. Ela faz parte da rota turística Costa Esmeralda, junto às cidades de Itapema e Bombinhas, com quem faz divisa. Localizada em uma região muito privilegiada pela beleza natural, está a apenas 25 quilômetros de Balneário Camboriú e 66 quilômetros de Florianópolis.
O município de pouco mais de 20 mil habitantes é famoso pelo seu charme de vila de pescadores, com praias de águas calmas e cor verde esmeralda. O turismo é, atualmente, uma das principais atividades econômicas da cidade, que se tornou destino de turistas que viajam em cruzeiros marítimos.
Devido a um privilégio geográfico de ser um porto natural de águas tranquilas, Porto Belo é um dos importantes pontos de parada de transatlânticos no Estado.
O fato rendeu ao município o título de Capital Catarinense de Transatlânticos. Você vai perceber que o turismo náutico é muito forte em Porto Belo, com várias opções de passeios oferecidos por empresas e pescadores.
1. Praia de Porto Belo
Praia da Ilha de Porto Belo – Foto: Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo/Divulgação
Localizada na área central da cidade, esta praia também é chamada de Praia do Centro. De grande beleza cênica, é emoldurada por morros verdes ao fundo e tem águas tranquilas protegidas pela Ilha João da Cunha, mais conhecida como Ilha de Porto Belo.
Além de um bom banho de mar, a Praia do Centro é bastante procurada por quem quer praticar esportes náuticos, como stand up paddle e caiaque ou fazer passeios de barcos.
É nela onde fica o Porto dos Piratas, restaurante e trapiche de onde saem um dos melhores passeios piratas da região e uma das principais atrações turísticas de Porto Belo. O estabelecimento fica em frente à Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
Com a embarcação pirata é possível conhecer dois outros lindos pontos turísticos do município: a Ilha de Porto Belo e a Baía do Caixa D’Aço, sobre a qual vamos contar mais adiante.
A ilha, que fica a apenas 900 metros de distância da praia, é uma combinação perfeita de natureza preservada com infraestrutura. As atrações ali são inúmeras.
É possível passear de lancha, de banana boat, andar de tirolesa, mergulhar com snorkel, fazer trilha ecológica, almoçar em restaurante e até visitar um Eco Museu, que resgata a história, hábitos e costumes das comunidades litorâneas.
Outra opção é simplesmente desfrutar a praia da ilha e seu mar de águas cristalinas e calmas, que são seguras para os banhistas incluindo crianças.
Outra opção para chegar à Ilha de Porto Belo é com as embarcações que saem do extenso trapiche da Praça dos Pescadores, na Praia do Centro. Ao redor da praia está o centrinho comercial, com lojas de artesanato, comércio variado, restaurantes, pousadas, mirante, casas centenárias e espaços históricos como a própria Igreja Matriz e o Acervo Municipal.
2. Praia do Perequê
Praia do Perequê, em Porto Belo – Foto: Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo/Divulgação
A Praia do Perequê é uma das mais movimentadas de Porto Belo. Localizada a quatro quilômetros do Centro da cidade, é uma praia ampla, arborizada e com a maior faixa de areia do município. Ideal para praticar esportes como vôlei, futebol, frescobol, entre outros.
Seu mar calmo é propício para curtir em família, especialmente com crianças e pessoas com deficiência (PCD). A praia disponibiliza cadeiras anfíbias para a condução até a água.
Na Praia do Perequê, você também encontra boa estrutura de quiosques, restaurantes, hospedagem à beira mar, banheiros, chuveiro na praia e esportes náuticos. É fácil por lá alugar caiaques, stand up paddles e se aventurar nos passeios de banana boat.
3. Baía do Caixa D’Aço
Baía do Caixa D’Aço, em Porto Belo – Foto: Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo/Divulgação
A Baía do Caixa D’Aço é um porto natural conhecido internacionalmente. O que mais chama atenção nessa atração paradisíaca de Porto Belo é a cor do mar. Próximo à faixa de areia, as águas são translúcidas, cristalinas.
À medida que avançam para o oceano vão ganhando tons de verde esmeralda. A calmaria do mar e sua temperatura morna completam o ambiente extremamente propício para relaxar.
A faixa de areia é pequena e está em contato direto com a Mata Atlântica preservada, que a emoldura. Na Baía do Caixa D’Aço, você encontra três bares-flutuantes que funcionam durante todo o verão e também em feriados e finais de semana.
Além deles também há quiosque e restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. O turista também tem à disposição banheiro químico.
O que mais fazer em Porto Belo?
Somado as lindas e calmas praias, outro atrativo de Porto Belo é o seu turismo rural. Os bairros de Alto Perequê e Santa Luzia, ambos no interior do município, reúnem lazer, cultura e gastronomia.
Na Estrada Geral do Alto Perequê, você encontra antigos engenhos de farinha e ateliês de cerâmicas, que são vestígios da ocupação açoriana no litoral catarinense. Acha também propriedades rurais e o Alambique Pedro Alemão, produtor de cachaças artesanais desde 1967.
Também no interior de Porto Belo, na localidade de Sertão de Valongo, se encontra a comunidade de mesmo nome, que foi reconhecida como o primeiro remanescente de quilombo em Santa Catarina. Após a abolição da escravidão, em 1888, muitas famílias de pessoas negras escravizadas da região se refugiaram ali e formaram comunidades tradicionais rurais.
Por fim, nossa última indicação é para a contemplação de mais um grande atrativo natural de Porto Belo: a Reserva Particular do Patrimônio Natural Morro de Zimbros.
O parque é uma área de preservação ambiental rica em fauna e flora. Por lá, você pode fazer caminhadas em trilhas, enxergar a cidade do alto por meio de mirantes, observar pássaros, entre outras coisas. A reserva fica a sete quilômetros do Centro de Porto Belo.
Como chegar em Porto Belo?
Porto Belo está localizada no litoral Centro-Norte de Santa Catarina, distante 66 quilômetros da Capital. A cidade faz divisa com municípios como Itapema, Bombinhas e Tijucas. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Florianópolis.
Para quem for de carro, confira abaixo as distâncias entre Porto Belo e cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as principais vias de acesso.
Distância entre Florianópolis e Porto Belo: 66 quilômetros, via BR-101.
Distância entre Joinville e Porto Belo: 123 quilômetros, pela BR-101. Há pedágio no caminho.
Distância entre Blumenau e Porto Belo: 93 quilômetros, pela BR-470 e BR-101.
Distância entre Chapecó e Porto Belo: 591 quilômetros. O principal acesso é pela BR-282.
Distância entre Lages e Porto Belo: 271 quilômetros, via BR-282.
Distância entre Criciúma e Porto Belo: 247 quilômetros pela BR-101. Há pedágio no caminho.