Oito estudantes denunciaram situações de abusos na rede municipal de ensino de Guatambu, no Oeste
O Conselho Tutelar de Guatambu (SC) recebeu oito denuncias de alunas que teriam sofrido abuso sexual no âmbito familiar recentemente. Os relatos ocorreram na semana passada e estão sendo investigados pela Polícia Civil.
As estudantes se encorajaram a denunciar os casos após palestras sobre educação sexual oferecidas nas escolas da rede pública da cidade, entre os dias 9 e 17 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado na quarta-feira (18).
As palestras foram ministradas pelo Conselho Tutelar para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Foram realizadas 14 oficinas em 52 turmas, com duração de 1h40min, contendo vídeos, roda de conversa e entrega de materiais informativos.
O Conselho Tutelar de Guatambu informou que os estudantes que fizeram os relatos estão tendo acompanhamento psicológico. “Foram oito adolescentes que relataram às conselheiras ou ao diretor da escola sobre os abusos. Todas ocorrem em sigilo e estão em averiguação. Os relatos foram todos em um dia em diferentes horários”, afirmou a prefeitura.
Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil. Segundo o Conselho Tutelar, as vítimas estão sendo ouvidas aos poucos.
(NDMais)