Expectativa é formar 700 novos profissionais neste ano; aulas começam na segunda quinzena de julho
Pelo menos 19 cidades de Santa Catarina tem vagas abertas para o programa ‘Jovem Programador’. A iniciativa atende a alunos do Estado interessados em se capacitar na área de tecnologia e atuar no ramo. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de maio, e podem ser feitas neste site.
O projeto é do Senac/SC, em parceria com o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação de Santa Catarina).
Veja as cidades em que abrirão vagas em Santa Catarina
- Blumenau;
- Brusque;
- Caçador;
- Chapecó;
- Concórdia;
- Criciúma;
- Florianópolis;
- Jaraguá do Sul;
- Joaçaba;
- Joinville;
- Lages;
- Palhoça;
- Pinhalzinho;
- Rio do Sul;
- São Bento;
- São Miguel do Oeste;
- Tubarão;
- Videira;
- Xanxerê.
As vagas são gratuitas por meio do benefício do Programa Senac de Gratuidade, que destina o financiamento dos cursos para alunos com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos. Podem participar pessoas entre 16 e 35 anos que estejam cursando o ensino médio ou superior.
A expectativa para 2022 é formar 700 novos profissionais, no período de seis meses, tempo que dura o curso. As aulas começam na segunda quinzena de julho.
O objetivo do projeto ainda é de até 2023 ampliar o alcance da formação presencial e EAD no Estado, promovendo o ensino em todos os municípios catarinenses.
As aulas são divididas em três fases. A primeira, sob orientação do Seprosc, foca em conceitos de lógica de programação. As duas etapas seguintes serão ministradas pelo Senac, com os cursos de ‘Programação de Sistemas’ e ‘Programação Web’.
“Nessa segunda edição, continuamos com nosso projeto de atender jovens de toda Santa Catarina. Não queremos focar só nos grandes polos, mas ter jovens de quaisquer municípios trabalhando em empresas, principalmente via teletrabalho, mas não somente. As cidades que estamos abrangendo demonstram essa nossa disposição, juntamente com todos os municípios satélites dessas cidades”, afirmou Carlos José Pereira, diretor do Seprosc.
Demanda na área de tecnologia é foco do curso
A proposta atende às demandas de um mercado que cresce em Santa Catarina, e há falta de mão de obra capacitada para atender ao desenvolvimento das empresas e do ecossistema de tecnologia. Com isso, o programa foca na modalidade home office, permitindo que os alunos capacitados possam ser contratados por empresas de todo o Estado.
“A ênfase na empregabilidade será principalmente na forma de teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras”, diz Marcio Gonçalves, presidente do Seprosc.
Para o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, a qualificação das pessoas para o setor garante o crescimento sustentável das empresas de tecnologia.
“A falta de qualificação é um dos principais entraves na ascensão das empresas de tecnologia e negócios digitais. O Jovem Programador é um projeto inovador que vai estruturar não somente a formação de profissionais para este segmento como também reunir empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”.
“É uma oportunidade de emprego para os jovens e auxilia as empresas de tecnologia da informação a suprir as necessidades de profissionais qualificados em todo o Estado ”, disse Juliano Vieira, coordenador do projeto e analista de tecnologia da informação do Senac/SC.
(NDMais)