Estado criou quase 10 mil vagas no primeiro trimestre e exige adaptações de fornecedores para atender demanda
Dados do Ministério do Trabalho revelam que Santa Catarina é o estado que mais gerou emprego na construção civil em proporção à população total no primeiro trimestre desse ano.
No total, foram 9763 novas vagas criadas entre os meses de janeiro, fevereiro e março e retrata bem a força da construção civil puxado principalmente pela construção de torres residenciais em cidades industriais como Blumenau e Joinville e claro, as cidades do Litoral como Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Balneário Piçarras.
Os números da construção civil catarinense impressionam mesmo.
Pois além da proporção ao tamanho dos estados, SC criou mais empregos que estados mais populosos como o Paraná (4.929), Minas Gerais (6.853), Rio Grande do Sul (2.821) e Pernambuco (2.481).
Números que mostram que de forma geral, a construção civil tem se recuperado no cenário que caminha para a saída geral da pandemia, inclusive dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que o nível de atividade no 1º trimestre de 2022 é o melhor dos últimos 10 anos.
E que Santa Catarina consegue crescer ainda mais em relação à média nacional.
O crescimento claro, mexe com as empresas prestadoras de serviço na construção civil.
Empresas precisaram correr contra o tempo para atender pedidos – Foto: Versátil Andaimes/Divulgação/ND
Atendendo várias obras no Litoral Norte, uma empresa que tem unidades em Joinville e Palhoça especializada em andaimes precisou investir e produziu 400 toneladas de novos equipamentos para atender a demanda.
“Santa Catarina absorve hoje quase 60% do nosso estoque de escoramento metálico, usado na construção de edifícios. Em 2022, completamos 20 anos de presença em Santa Catarina e temos acompanhado o crescimento da construção civil no estado“, explicou Adriano Greca, diretor de operações da Versátil Andaimes sediada em Curitiba no Paraná, mas que atende o mercado catarinense.