Nesta quarta-feira (03), a Polícia Federal (PF) começou uma operação para deter a ação de pessoas que cedem contas bancárias para receber dinheiro procedente de ações criminosas, os famosos “laranjas”.
Desde as 6h da manhã foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em SC e em mais 12 estados.
A operação ganhou o nome de “Não Seja um Laranja”. De acordo a PF, “o montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões”.
Na nossa região dois apartamentos foram visitados pela PF em Balneário Camboriú, duas residências em Camboriú, uma em Itajaí, dois apartamentos em Itapema, duas casas em Navegantes e outras seis na grande Florianópolis.
A Polícia Federal informou que, nos últimos anos, houve um “aumento considerável” na participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos. Essas pessoas acabam “emprestando/alugando” suas contas bancárias e, em troca, recebem parte do dinheiro ilegal.
Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem superar mais de 20 anos de prisão.