Uma ocorrência neste domingo (7) mexeu com o subtenente Alfonso Eckl. Mesmo com 35 anos de experiência como bombeiro, foi difícil não se emocionar ao buscar e ajudar a cuidar de um bebê recém-nascido em uma situação poucas vezes vivida pelo experiente oficial em Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina.
A criança recém-nascida havia sido deixada em uma caixa, na frente de uma residência, em um amanhecer gelado na cidade. Ainda com o cordão umbilical, o bebê foi atendido pela guarnição do Corpo de Bombeiros e levado até o Hospital e Maternidade São Braz, onde passa bem.
— É uma situação que mexe com o emocional, na hora eu lembrei do meu neto, a gente até se emocionou. Mas graças a Deus ficou tudo bem — relata o bombeiro.
Alfonso conta que os bombeiros foram acionados por volta das 6h50min de domingo na Rua Atleta Ronaldo Marcos Czerwonka, no bairro Vice King. A dona da casa teria ouvido a campainha tocar e os cachorros latindo, e quando abriu a porta viu uma mulher correndo. Na frente da residência estava uma caixa com o bebê dentro.
A mulher, então, acolheu a criança e a esquentou com uma coberta dentro de casa até a chegada dos bombeiros. Quando a guarnição do subtenente Eckl Alfonso chegou, precisou cortar o cordão umbilical e verificar se estava tudo bem com o pequeno.
— A criança estava consciente, orientada, chorando. Fizemos o clampeamento do cordão, aquecemos e na sequência levamos até o hospital. Era muito frio, então a proprietária da casa já tinha amparado, esquentado a criança — conta.
No hospital, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar também foram acionados para acompanhar a situação da criança.
(NSC Total)