Na noite de sexta-feira (19), a Polícia Militar prendeu um homem que usava a placa do veículo adulterada para ‘Comendador Chanceler’ em Porto Belo . O homem ainda mentiu para os policiais que seria vereador em São Paulo. A abordagem ao carro suspeito ocorreu por volta das 20h na Avenida Governador Celso Ramos, no Centro do município, após um policial militar que estava de folga ver o carro e suspeitar do automóvel.
Conforme a PM, a placa do VW/T-Cross também tinha um brasão com a inscrição do ‘Ministério da Educação’ com um numeral 002. O homem de 63 anos, ao ser questionado, negou que teria algum cargo do Governo Federal, apenas relatou ter vínculos com uma sociedade particular sem fins lucrativos que atua em questões socioeducativas. Durante a ação, os policiais perceberam que abaixo da placa adulterada estava a original do carro, sendo um Toyota/Ccross XRE.
O homem também disse que em São Paulo recebeu a placa de ‘Chanceler da Heráldica do Ministério da Educação e Cultura’, para esse cargo de comendador. Mas, diante dos fatos o autor foi conduzido a Delegacia de Polícia de Itapema pela prática de crime de Adulteração de sinal identificador de veículo automotor e contravenção penal por anunciar exercer profissão sem atender exigências da lei.