As fortes chuvas que atingem o país seguem provocando mortes e destruição nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia. Ao menos 11 pessoas morreram e outras 2.144 ficaram desabrigadas por causa dos temporais nesta semana.
Em Minas Gerais, 101 municípios já decretaram situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado neste período. Ao todo, oito pessoas morreram, 1.312 estão desabrigadas e outras 4.843 desalojadas, segundo o último o boletim da Defesa Civil.
No litoral norte de Santa Catarina, duas adolescentes morreram soterradas após um deslizamento de terra em Camboriú, na madrugada desta terça-feira (20). Ketelhem Arno Ribeiro, de 16 anos, e Elaine Marques, de 17, eram primas. Até o momento, o governo do estado contabiliza 47 desabrigados.
No Espírito Santo, uma criança morreu soterrada após deslizamento de terra no sul do estado. A Bahia tem 4.576 desalojados e 56 municípios em estado de emergência. Até o momento, uma morte foi registrada.
A Defesa Civil Nacional autorizou, na quarta-feira (21), o repasse de mais de R$ 9 milhões aos Governos de Minas Gerais, do Amazonas, de Santa Catarina, do Espírito Santo e da Bahia. Nesta quinta-feira (22), foi emitido um alerta de chuvas fortes e alto risco de enxurradas, inundações e alagamentos em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Fonte: SCC 10