Uma baleia-franca encalhou e morreu no fim de tarde deste domingo (13) na praia da Joaquina, em Florianópolis. No amanhecer desta segunda-feira (14) profissionais da ONG R3 Animal estavam no local avaliando o animal para retirada do corpo.
Segundo a R3, uma necropsia será feita ainda na manhã desta segunda, para saber as causas da morte do animal.
De acordo com o site da ONG, as Baleias Francas têm um comportamento costeiro – ficam normalmente próximas às praias e à costa para fugirem de seus predadores, a Orca e os tubarões, em alto mar.
O repórter Paulo Mueller, da NDTV, conversou com os profissionais da R3 e descobriu que o animal era recém nascido, mas não se sabe ao certo a sua idade.
A necropsia da baleia
Os biólogos e os veterinários vão agora investigar se há alguma interação humana como quando a embarcação atinge o animal ou com uma rede de pesca. Outra possibilidade é que outro animal tenha atacado a baleia.
A R3 diz ainda que o animal pode ser enterrado na própria praia, por conta do peso do animal. Só para se ter uma ideia a estimativa do peso de um filhote da espécie é de cinco toneladas.
Por volta das 8h25 os profissionais chegaram no local para fazer testes e descobrir a causa da morte e, depois, enterrar o animal.
(ND Mais)