Jonatha Cabral apresentou proposta em requerimento aprovado pela Câmara na última semana
22 de agosto de 2022 – 17h
PORTO BELO — Na medida em que o município segue em acelerado processo de verticalização, resultado da recente política de desenvolvimento escorada na expansão da construção civil, a questão ambiental e a necessidade de se garantir uma reserva de verde para contrapor à pressão do concreto começa a se manifestar no Legislativo. Na sessão da última segunda-feira (15), o vereador republicano Jonatha Cabral vocalizou essa preocupação ao submeter ao plenário um requerimento para que o Executivo inicie estudos no sentido de implementar um plano municipal de arborização.
Jonatha baseia seu pedido na experiência de Curitiba. A capital paranaense, a quinta grande cidade mais arborizada do país segundo dados do IBGE, iniciou no ano passado estudo de seu plano municipal de arborização, com sua disponibilização para consulta pública. De acordo com a prefeitura, o documento “legitima e descreve as ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores”. Atualmente, a cidade conta com cerca de 330 mil árvores em suas vias públicas.
“É muito importante a gente ter esse olhar de futuro para nossa cidade na questão da arborização”, defendeu o parlamentar, que frisou a necessidade de se planejar as ações: segundo ele, nem toda calçada do município comporta esse incremento paisagístico. Além disso, o tipo ideal de planta deve ser considerado. Por outro lado, Jonatha vê na avenida Hironido Conceição dos Santos condições ideais para um projeto-piloto: “Ela poderia ser uma avenida pioneira nesse projeto de arborização”, considerou.