Nesta quinta-feira (6), a Câmara Municipal realiza mais uma sessão ordinária itinerante. O plenário substituto da vez será o Centro Educacional Professora Alda Furtado dos Santos, em Santa Luzia. A reunião terá início às 19 horas e a mesa diretora da Casa espera contar com a presença dos moradores do bairro.
De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Jonas Amadeu Raulino (MDB), o objetivo da sessão itinerante é aproximar as comunidades do parlamento “e discutir as pautas de interesse de cada bairro ali mesmo, junto com as pessoas”. A sessão itinerante está prevista no regimento interno da Câmara, instituída através de um projeto de resolução aprovado em setembro de 2007.
A inovação, entretanto, demorou mais de três anos para ser colocada em prática. Apenas em abril de 2011 registrou-se a primeira sessão itinerante no Sertão do Valongo. Durante aquela legislatura houve rodízio de reuniões em todos os bairros — expediente que Jonas, eleito em 2012 e, portanto, participante do processo, pretende reprisar ao longo desta e das próximas primeiras quintas-feiras de cada mês, quando a Câmara realiza sessões para fechar o calendário de cinco encontros mensais.
“Acho que é de suma importância fazer essa aproximação com os bairros. Sabemos que hoje em dia, com a transmissão ao vivo, qualquer pessoa do município pode acompanhar as sessões. Mas é importante que os vereadores façam esse movimento de discutir as prioridades dos bairros diretamente com os mais interessados, que são os moradores desses lugares”, analisou o presidente.